A Decoração para as Festas de Fim de Ano

Hoje encerramos a fase de planejamento para as Festas de Fim de Ano com um item final, mas não menos importante: a decoração.

Decoração de Fim de AnoSe você vai receber pessoas queridas para comemorar as Festas, é justo pensar numa decoração que seja acolhedora, alegre a casa e coloque todo mundo no clima, mas você não precisa gastar rio de dinheiro para isso.

O primeiro passo é trabalhar com o que você já tem. Pegue as caixas e sacolas de decoração natalina e faça um inventário na sua Central de Planejamento. Aproveite para jogar fora o que está quebrado ou estragado.

Em seguida, liste onde pretende usar cada item: na sala, na mesa de jantar, na árvore de Natal, na porta… Se você notar que tem coisas demais, separe o excesso para doar ou presentear.

Feito isso, talvez você perceba que precisa comprar alguma coisa. A maioria de nós tem mais que o suficiente, mas pode ser necessário, por exemplo, trocar um jogo de lâmpadas que já não funciona. Também pode ser que este seja o primeiro ano em que você fará decoração natalina e nesse caso aqui vai uma lista básica:

  • árvore de Natal
  • enfeite para o topo da árvore
  • bolinhas e adornos para a árvore, levando em conta o tamanho dela
  • guirlandas para a mesa ou a porta de entrada
  • um jogo de luzes pisca-pisca
  • castiçais e velas
  • presépio

Tudo isso é opcional e deve se adequar às suas tradições e ao espaço que você tem. Não compre uma árvore gigante se você tem uma sala pequena – é melhor usar uma árvore de mesa, por exemplo, e ter espaço para os convidados. Lembre-se, também, que precisará de um lugar para guardar tudo o que for comprado. Não exagere! E, claro, lembre-se de respeitar o orçamento.

Existem muitas coisas que você mesma pode fazer. Além de economizar, enfeites personalizados dão um toque todo especial à decoração. Eis algumas idéias:

Aproveite para conferir a roupa da casa: toalhas, guardanapos, pratos, talheres, copos. Verifique se tem tudo de que precisa. Se faltar algo, antes de comprar, veja se pode pedir emprestado. E não se preocupe: a louça não precisa ser toda combinada. O importante é ter pra todo mundo.

Pense sempre em alternativas. Você pode, por exemplo, comprar um tecido numa cor alegre, fazer bainha e pronto: eis uma bela toalha de mesa. Pode fazer o mesmo com guardanapos, usando uma cor complementar. Ou pode comprar guardanapos descartáveis decorados, que são lindos, custam pouco e incrementam a mesa da ceia.

Não se esqueça de observar o estado dos tapetes, estofados e cortinas. Se precisar lavar algo, faça-o ainda em novembro. Ainda estarão limpos em dezembro e você terá uma coisa a menos com que se preocupar.

E já que o assunto é criar um clima festivo, aproveite para fazer uma seleção musical bacana, ou deixe à mão alguns dvds de shows para servirem de pano de fundo para as grandes noites.

Animada para as Festas? Já estão quase chegando!

Veja os outros posts da série Preparativos para as Festas de Fim de Ano.

Imagem: Ghislain & Marie David de Lossy, royalty free.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s