As Ceias de Fim de Ano

Hoje é dia de planejar as ceias de Natal e de Ano Novo. Não pense que está muito cedo – já, já, as Festas baterão à sua porta!

A Ceia de Natal

O primeiro passo é decidir onde e com quem serão as ceias. Na sua casa? Na casa da sua família? Da família do marido? Com amigos? Ou você estará em viagem? Dedique uns minutos para ver o que realmente quer fazer e com quem quer compartilhar esses momentos. Se optar por um restaurante ou bar, lembre-se de fazer as reservas com antecedência.

Decidido o lugar e a companhia, é hora de pensar na comida. Planejar antecipadamente ajuda a evitar o stress e diminui os gastos. Não se sinta obrigada a fazer as receitas “tradicionais”, como o tal do peru, as castanhas e frutas próprias de climas frios. Nossas temperaturas combinam melhor com pratos leves (que, inclusive, são mais baratos). Anote suas escolhas na Central de Planejamento.

Se você for receber convidados, divida com eles o trabalho (e os gastos). Designe o que cada um levará. Se você for convidada de alguém, ofereça ajuda.

Quando souber o que vai cozinhar e quantas pessoas receberá, faça uma lista de compras que inclua, além dos ingredientes, as bebidas, guardanapos, gelo e o que mais for necessário. No caso das receitas, centralize numa só lista tudo o que for necessário: se usará 4 ovos para um prato salgado e 6 ovos para a sobremesa, marque num só lugar: 10 ovos (e compre alguns a mais para evitar imprevistos). Anote o preço estimado de cada item que você precisará comprar – isso é importantíssimo para manter-se dentro do orçamento. Essa é a hora de fazer substituições e cortes para evitar gastos excessivos.

Faça o máximo possível com antecedência. Alguns pratos podem ser congelados, ou preparados na véspera. Etapas podem ser providenciadas dias antes. Você quer participar da festa e aproveitá-la, não passar o dia enfurnada na cozinha.

Dê início às compras ainda em novembro. Procure ofertas. Compre com calma. Deixe para comprar na semana das Festas apenas os itens frescos.

Crie uma timeline, uma linha do tempo para os dias que antecedem as Festas, e também para o Dia D, dividido em manhã, tarde e noite. Nessa linha do tempo, você pode anotar, por exemplo, o horário de descongelar a comida, o de pôr as bebidas para gelar, o de montar a salada etc. Não confie na memória: ter tudo escrito ajuda a reduzir o stress e garante que tudo dará certo.

Programe a ceia para um horário decente. Essa dica ajuda bastante a vida das crianças e dos idosos, que geralmente se cansam cedo. O ideal é que todos jantem antes e guardem apenas o brinde para a meia-noite. Assim, quem já está com sono pode ir dormir tendo aproveitado a festa e brindado com todos.

Inclua na linha do tempo um horário para você tomar um belo banho e arrumar-se com tranquilidade. Se você tem crianças em casa, planeje a que horas irá arrumá-las e peça a ajuda dos outros adultos. Lembre-se de vesti-las com roupas bonitas mas confortáveis, para que possam brincar à vontade.

Com tudo planejado, as ceias correrão bem e você poderá se divertir!

Veja os outros posts da série Preparativos para as Festas de Fim de Ano.

Imagem: Gallo Images-Hayley Baxter, royalty free.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s