Os Presentes das Festas de Fim de Ano

Definir a lista de presenteados é fundamental para nos mantermos dentro do orçamento estabelecido no passo anterior. Siga os passos abaixo para facilitar o processo.

  • No topo de lista, antes de mais nada, defina quanto vai gastar com presentes e lembranças.
  • Anote os nomes de todos os que serão presenteados: pais, marido, filhos, sobrinhos, melhores amigos, afilhados etc.
  • Decida quem vai ganhar presentes e quem vai ganhar lembranças.
  • Veja quanto vai gastar com presentes e quanto destinará a lembranças.

Presentes para as Festas de Fim de Ano

Você pode ter, por exemplo, um orçamento de 200 reais para presentes, e 10 pessoas para presentear. Suponha que quatro vão ganhar presentes e seis ganharão lembranças. Você pode destinar 100 reais para os quatro presenteados e 100 reais para as seis lembranças. Assim, gastará 25 reais com cada presente, e 16 reais com cada lembrança.

Ou pode definir que cada lembrança custará metade do valor de cada presente. Seguindo o exemplo anterior, você teria 28 reais para gastar com cada presente e 14 reais para cada lembrancinha (num total de 196 reais, um tiquinho abaixo do orçamento).

Você escolhe como gastar. Escolhe também quem presenteará, e como. Pode ser que precise cortar gente – talvez seja a hora de sugerir que a família faça um amigo secreto, que tal?

Você pode ter muitas pessoas para presentear e um orçamento apertado. Vamos supor os mesmos 200 reais para 20 pessoas… como faz? É possível dar lembrancinhas bacanas que custem 10 reais? Sim, é. Basta usar a criatividade e, talvez, alguma habilidade manual. Estamos falando disso em outra série.

Definidos os presenteados e os valores, comece as providências:

  • Pesquise preços e escolha os presentes e lembranças segundo os valores estabelecidos na sua lista
  • Se optar por lojas virtuais, compre logo. Lembre-se de que as entregas demoram mais no fim do ano, justamente porque cresce a demanda.
  • Nas lojas físicas, faça as compras até a primeira semana de dezembro ( mas quanto antes melhor!), para evitar correrias, apertos, stress e estoques desfalcados.
  • Se for confeccionar presentes, compre já o material e dedique um pouco do seu dia, todos os dias, para esse trabalho. Não deixe para a última semana!
  • Se optar por fazer presentes comestíveis, prefira os que podem ser feitos com alguma antecedência, como chocolates e biscoitos, ou planeje-se para passar o dia 23 totalmente dedicada a isso.

Programe-se para cumprir o orçamento e antecipe tudo o que for possível para evitar a loucura e o cansaço do fim do ano. Assim, você chegará inteira e feliz aos grande dia!

Veja os outros posts da série Preparativos para as Festas de Fim de Ano.

Imagem: LWA, royalty free.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s